Estudo 5
O ESPÍRITO SANTO E A ESCRITURA

Há várias ações do Espírito Santo relacionadas à Bíblia, tanto com relação aos escritores no passado, como em relação aos leitores na atualidade. Hoje vamos ver sobre sete destas ações que dele.

1. Ele inspirou os escritores (2 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:21)
Sem dúvida, a Palavra de Deus nos leva à direção certa em nossa vida cristã, devido sua inspiração ser dada pelo Espírito. Isso significa que o Espírito direcionou os apóstolos. Como uma pipa solta em direção ao vento, para que este a levante, assim o Espírito direcionou os escritores bíblicos para a composição do livro sagrado: … homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo (2 Pd 1:21b). Essa direção mostra a preocupação do Espírito com os escritores. Tudo Deus fez, para que a Bíblia Sagrada tivesse coerência de conteúdo, apesar das diferenças geográficas e temporais dos autores.

2. Os leitores são iluminados (1 Coríntios 2:12-14)
Se o Espírito inspirou os autores da Bíblia, como cremos, ele também ilumina o nosso entendimento acerca do que foi escrito. Só conseguimos entender as verdades espirituais da Palavra, se sua atuação acontecer em nossa mente. Se não temos mais o Espírito inspirando pessoas, pois o livro está encerrado, temos essa obra iluminadora de Deus, para nos fazer compreender e viver a Palavra do Senhor. Não nos esqueçamos: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (1 Co 2:14).

3. Falou através dos profetas (Hebreus 1:1)
Foi o Espírito Santo quem falou através dos profetas. Foi ele quem lhes deu as profecias que deveriam advertir o povo, edificar as pessoas e levá-las a mudar de vida. Os profetas fiéis procuravam anunciar com fidelidade a verdade de Deus, mesmo que isso custasse privilégios e popularidade. A maioria de nós conhece as histórias de Elias, Isaías, Jeremias e outros que foram usados por Deus e sofreram, por se manterem fiéis. Essa capacitação tanto de falar como de enfrentar as consequências, em razão da fidelidade ao Senhor, foi dada pelo Espírito. Nós, que somos usados por Deus, sejamos féis a ele, assim como foram os profetas.

4. Ele usa os pregadores (Atos 4:33)
Ao longo de todo o livro de Atos, temos o registro das ações da igreja cristã primitiva, todas direcionadas pelo Espírito Santo. Desde que ele foi derramado, o Senhor conduziu a comunidade cristã. Basta lembrarmos de como Pedro levantou-se para pregar com autoridade. Como uma das funções do Espírito é convencer o pecador de seu pecado, é ele que virá nos capacitar, a fim de pregarmos a Palavra com autoridade. Isso se viu entre aqueles cristãos: E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça (At 4:33).

5. Ajuda você a obedecer! (1 João 3:24)
Obedecer à Palavra de Deus não é fácil, nem prazeroso, se olharmos na ótica de quem está morto em delitos e pecados. Porém, isso muda, quando somos salvos por Cristo, mediante a fé. O Espírito passa a morar nos crentes em Jesus, e uma das consequências é a obediência à Palavra do Senhor (Hb 8:10). No contexto de 1 João 3, a prática da justiça, do amor e da obediência a Deus é sinal de que verdadeiramente temos o Senhor em nós. A atitude obediente é uma característica dos que têm o Espírito. Quem por este é guiado, obedece à lei do Senhor, tem prazer em fazer sua vontade!

6. Faz-nos lembrar da Palavra (João 14:26)
Você tem dificuldade de lembrar das coisas? Se a resposta for sim, não fique triste, pois o Espírito Santo nos ajuda a lembrar as palavras de Jesus. O texto de João 14:26 sugere que ao Espírito foi dado o dever de não deixar cair no esquecimento as palavras do Mestre. Ele é o “lembrador” dos ensinamentos de Cristo aos seus discípulos. O Espírito Santo não nos foi enviado para criar uma nova doutrina. Ao contrário, sua missão é fazer-nos compreender, internalizar e viver o que disse o Senhor. Precisamos, então, mergulhar na Palavra do Senhor e contar com o trabalhar do Espírito.

7. Quando leio, ouço a sua voz! (Isaías 34:16)
Onde você busca orientação? No Google? Geralmente, lançamos mão dos sites de busca para obtermos informações importantes. Porém, esses sites, conquanto sejam necessários, não podem orientar a nossa espiritualidade. A nossa vida cristã deve ser orientada pela Bíblia. Como Isaías disse: Buscai no livro do SENHOR e lede (Is 34:16a). Na Escritura, encontramos instrução para a nossa caminhada cristã. Por isso, é importante que a leiamos todos os dias. Quando lemos a Bíblia, encontramos Deus em suas letras. Nada de desculpas para justificar a falta da leitura! O estudo da Palavra é prioridade, pois a Bíblia é a voz escrita de Deus.

Posts Recomendados